O Marítimo de Portugal adquiriu uma estrutura no Brasil, mais propriamente em Canoas, para formar o Sport Club Marítimo Brasil, com o objectivo de disputar o Campeonato Gaúcho em 2024.
Para além desse aspecto imediatista do ousado projeto, o clube português pretende formar atletas para levá-los à Europa, reforçando essencialmente sua equipa principal. Esta aposta foi iniciada em 2015, com a criação de diversas escolas de futebol por vários pontos do mundo, já contando com 72 instituições espalhadas pelo Brasil (com 30 instituições), Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
No projecto brasileiros, o clube espera enviar 10 jogadores da sua equipa sub-23 para o clube canarinho, sendo que os demais atletas sairão das categorias de base do clube. Tal formará a equipa que disputará a Copa FGF, que permite ao vencedor disputar a Copa do Brasil e a 3ª divisão estadual, que será o primeiro passo para os objectivos da equipa serem cumpridos.
Como refere o Presidente do Marítimo do Brasil, Mauro Rocha "temos jogadores que já foram para o Marítimo, estão a jogar, outros estão a preparar-se para ir. Dois guarda-redes estão prestes a ir. Temos atletas que estão a vivenciar essa experiência entre Portugal e Brasil. O sonho que o Marítimo tem é formar jogadores que possam actuar lá."
Apoio:

